segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MINHA MENSAGEM

“Essa é a minha mensagem, diga a todos: Livre-se do passado e do futuro e viva aqui agora! É suicida viver em qualquer outro lugar a não ser aqui agora, porque cada momento que passa é precioso, tão precioso que você não pode tê-lo de volta. Não o desperdice!
Ser natural, ser simples, ser comum! Há um perigo... Porque uma vez que você se tornar um sannyasin você pode começar a ter uma velha perspectiva de ser mais santo do que os outros. Meus sannyasins não devem ser mais santos do que ninguém. Lembre-se que, eu não faço qualquer distinção entre o sagrado e o profano.
Para mim, a vida comum é a única vida. Sim, existe uma maneira de vivê-la com a beleza ou feiura, com visão ou cegamente, com a consciência ou inconsciência. Pode-se viver essa mesma vida comum de uma forma tão requintada, extraordinária que se torna sagrada, mas não há outra vida além dessa. Você tem que aprender a arte de transformar esta vida muito comum em algo belo.
Estar no mundo, mas não pertencer a ele. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva em você. Essa é a minha mensagem.
Seja uma flor de lótus. No Oriente, a flor de lótus simboliza a essência do sannyas. A flor de lótus cresce na lama, lama suja. Ela não foge, não escapa, ela permanece lá. Ele flutua no lago na água, mas existe uma beleza, um fenômeno enorme: ela está na água, mas a água nunca a toca. É tão aveludada que de manhã se você vai vê-la, você vai encontrar gotas de orvalho que se reuniram nas pétalas da flor de lótus, sobre as folhas do lótus e elas brilham como pérolas ao sol de manhã cedo. Mas elas não a estão tocando.
A folha de lótus ou a pétala do lótus permanece seca, não se molha. As gotas de orvalho descansam lá, mas elas permanecem separadas. Essa é a maneira de um verdadeiro sannyasin: estar no mundo, mas permanecendo intacto, não afetado por ele.
Esses são os pilares de meus sannyasins: primeiro, a afirmação da vida, incondicional afirmação-da-vida , esses são os quatro pilares do meu templo, em segundo lugar - a meditação, em terceiro lugar, o amo e o quarto... não pode ser expresso em palavras. Ele só pode ser chamado de o quarto, Turiya. Se você viver a vida totalmente, meditativamente, amorosamente, você chegou a experimentar algo que é inexprimível.
Lao Tzu chama de Tao, Buda chama de Dhamma Jesus chama de Logos: nomes diferentes, indicando a experiência sem nome. Se preferir, você pode chamá-lo de Deus. “Minha preferência é chamá-lo de ‘estado divino, sagrado’ e não ‘Deus’, porque Deus dá a ideia de uma pessoa e o sagrado, o divino, simplesmente dá a ideia de uma presença misteriosa.”
OSHO - The Wild Geese and the Water, Chapter #1

Nenhum comentário:

Postar um comentário