sexta-feira, 14 de março de 2014


AMADO OSHO, RECENTEMENTE, VOCÊ CONCLUIU O DISCURSO DIZENDO: “LEMBRE-SE: 'DEIXAR ACONTECER É A MENSAGEM MAIS IMPORTANTE NA EXISTÊNCIA.” ISSO ME PENETROU COMO UMA FLECHA. DESDE ENTÃO, SUAS PALAVRAS FORAM ME ASSOMBRANDO. MESTRE AMADO, VOCÊ PODERIA FALAR UM POUCO MAIS SOBRE A ARTE DE DEIXAR ACONTECER? PARECE QUE A COISA MAIS DIFÍCIL, AINDA ASSIM A MAIS FÁCIL A SER PERMITIDA. EXISTE UM JEITO? VOCÊ PODERIA, MAIS UMA VEZ QUEIMAR MINHA IGNORÂNCIA COM O RELÂMPAGO DE SUA FLECHA SÁBIA?

Jivan Mada é certamente mais difícil ser fácil. É mais fácil ser difícil. A mente, obviamente, está interessada na mais difícil, e ela quer evitar qualquer coisa que é muito simples. A razão é muito clara: o simples é a morte da mente. O difícil é o seu alimento, a sua vida, o seu próprio ser.
É estranho - mas a verdade é sempre a coisa mais estranha – você tem de se perguntar como relaxar, como ir dormir. Felizmente, a natureza não deixou muitas coisas em suas mãos. “Caso contrário seria absolutamente certo que você teria perguntado como respirar:”? É tão simples, Osho, mas me dê um pouco de estratégia para que eu possa respirar. Como deixar o coração continuar batendo? "
Mas a natureza é compassiva o suficiente, ela não lhe deu qualquer coisa importante a fazer - para que você possa ser um membro do ‘Clube do Saco de Batatas no Sofá’ (Couch Potato Club) e natureza passa a cuidar de tudo o que é essencial.

DEIXAR ACONTECER É CERTAMENTE O PRINCÍPIO MAIS FUNDAMENTAL DA RELIGIOSIDADE. SIGNIFICA, SIMPLESMENTE, NENHUMA META, NENHUM DESEJO, NENHUMA SAUDADE, SEM PASSADO, SEM FUTURO - SÓ DE ESTAR AQUI EM SUA TOTALIDADE ABSOLUTA, MERGULHANDO NESTE SILÊNCIO, SEM QUALQUER RESISTÊNCIA.

Não há nenhuma arte, não existe qualquer jeito, não existe nenhum método, apenas uma simples compreensão. Quem a está impedindo? Seu próprio passado, que você acha que é importante... Como você pode largá-lo? É um tesouro, é sua herança! O futuro... Como você pode largá-lo? - Apesar de não tê-lo. Ainda assim, você está preocupado com a forma de soltá-lo: " Como se pode abandonar o futuro. O futuro é tudo o que nós temos, todos os sonhos, todos os amanhãs , todas as grandes coisas que têm de acontecer estão no futuro. "

E quando eu digo a você: “Largue o passado , abandone o futuro , simplesmente seja."
Naquele momento de ser simples, as bênçãos imensas descem sobre vós, silêncios, êxtases - sem esforço. E porque você não fez qualquer esforço e as flores vão tomar banho em você, isso cria uma nova dimensão muito grande em seu ser: a dimensão da gratidão, que as religiões têm erroneamente interpretado como oração.
Você não pode rezar antes de saber deixar acontecer. Todas as igrejas e todos os templos estão cheios de pessoas que estão orando, mas eles não sabem, eles não estão em um estado no qual a oração surge por conta própria, como um simples agradecimento.

A oração não pode significar qualquer outra coisa, mas a gratidão - gratidão por tanto que é dado a você a cada momento sem o seu pedido. Você não poderia ter concebido mais do que o que acontece no momento, se você permitir que isso aconteça.

E o permitir é muito simples:
Sem passado, sem futuro - apenas este momento.

Jivan Mada, você pergunta: " Amado Mestre , você poderia falar um pouco mais sobre a arte de deixar acontecer? " Na verdade, não há arte. E eu já falei muito sobre isso que não é realmente permitido.
Um mestre Zen está sentado ao lado do mar na praia e o rei do país passa. Vendo a oportunidade... O rei pensou muitas vezes que algum dia ele iria estar com este homem de quem ele ouviu tanto. Mas você sabe os problemas de um rei, problemas e preocupações. Ele não tinha sido capaz de encontrar tempo.

Mas isso tinha acontecido acidentalmente, o mestre zen estava sentado na praia. O rei parou sua caravana e disse: "Eu gostaria de conhecer o mestre. Então, por favor, esperem aqui, e deixe-me ir sozinho. "

Ele perguntou ao mestre: "Tenho ouvido falar muito sobre você e eu queria vir aqui há muito, muito tempo, mas não se concretizou. Agradeço que hoje eu vi um homem de silêncio. Você pode me dizer a arte que você tem praticado, o que o tornou um silêncio luminoso? eu não tenho muito tempo. "

O mestre Zen disse: " Você não se preocupe com o tempo, porque eu não tenho muito a dizer.” E fez-se silêncio.

O rei esperou e esperou, e o mestre continuou a olhar para o mar. O sol estava se pondo e era tão bonito - tão imensamente dourado, todo o oceano.

O pensamento do rei : "O homem parece ser um pouco estranho. Eu ter feito a pergunta e ele está olhando para o mar. Parece que ele esqueceu-se de mim e da minha pergunta. " Ele lembrou-lhe " Talvez você não saiba que eu sou o rei deste país e eu lhe fiz uma pergunta e você não respondeu."

O pobre mestre disse: " Eu estou tentando responder com dificuldade. "

O rei disse: " Ou você é louco ou eu sou louco. Eu não ouvi uma única palavra. "

O mestre disse: " Aha! Essa é a resposta. Você não ouviu uma única palavra. Você entendeu tudo, Isso é tudo. "

O rei disse: "Você é certamente louco! Você não disse uma única palavra.”

O mestre disse: "A questão é de tal forma que nem mesmo uma única palavra pode ser dita. Mas vou tentar de novo, apesar de tudo o que eu tenho dito é mais do que poderia ter sido, permitido pela existência. Mas, para você, eu vou descer um pouco. "

E ele escreveu na areia: ' zen' - e começou a olhar de novo para o sol poente.
O rei disse: “Zen? Por favor, você pode elaborar um pouco? "

O mestre disse: "Eu já falei demais. Estou indo contra mim mesmo. E você está pedindo por uma elaboração? Mas você é o rei... e com muita humildade vou tentar elaborar um pouco mais.”
Ele escreveu em letras maiores: ZEN.

O rei disse: "Você acha que a minha visão é de tal forma que eu não sou capaz de ler? Esta é a elaboração?”

O mestre disse: "Eu posso escrever em letras ainda maiores, mas mais do que isso... Eu não posso cometer um pecado contra a existência. Existem algumas coisas que você quer entender ou você não faz.”
Este silêncio é deixar acontecer.

Você não o está criando.
É que o rodeia.
Está esmagadoramente aqui.
É tudo ao seu redor. 

Se ele pode tocar o seu coração, que você entendeu mais do que qualquer pessoa pode elaborar sobre deixar acontecer.

O'Reilly entra no bar, pede um uísque triplo, engole em um gole, gira e cai por terra , de bruços no chão. " Isso é o que eu gosto sobre O'Reilly ", comenta o barman para os outros no bar. " Ele sempre sabe quando ele teve o suficiente . "

Apenas aprenda alguma coisa com o Sr. O'Reilly. A existência não é para ser entendida, mas para ser bebida. Ela é alcoólica, não há outra droga que o torne mais silencioso, mais festivo, mais em sintonia com a existência. Apenas um gole dela... E você cai no chão! O que mais pode ser dito sobre isso? Isso acontece todos os dias para quase todo mundo, exceto para alguns tolos.  Apenas o solo não é muito, então as pessoas giram em seus próprios lugares.

Mas se você quiser eu posso permitir isso um dia: Não se preocupe quem está sentado ao seu lado ou na frente ou atrás de você. Apenas caia! E desfrute o deixar acontecer.


~Osho~

Nenhum comentário:

Postar um comentário