quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que a meditação irá fazer para solucionar os meus problemas - Osho

Problemas estão todos ao seu redor. Assim, mesmo se você de algum modo acabar com um problema, outro problema surge. E você não pode impedir que problemas surjam. Problemas continuarão a surgir até que você chegue a um profundo entendimento de testemunhar. Esta é a única chave dourada, descoberta no Oriente por séculos de busca interior: de que não há nenhuma necessidade de resolver qualquer problema. Você simplesmente o observa, e a própria observação é suficiente; o problema evapora.

Osho: The Rebellious Spirit, #6

Se você for claro, se puder ver, seus problemas de vida dissolvem-se. Deixe-me lembrar vocês sobre o uso da palavra dissolver. Não estou dizendo que você encontra as respostas, soluções para seus problemas, não. E estou falando somente a respeito dos problemas da vida.

Essa é a coisa mais importante para entender sobre problemas da vida: estes são criados pela sua visão obscura da vida. Então não é que primeiro você os veja claramente, então você encontra a solução e depois tenta aplicar a solução. Não, o processo não é tão longo assim; o processo é muito simples e curto. No momento que você puder ver claramente seu problema, este dissolve-se.

Não é que você agora tenha encontrado uma resposta que irá aplicar e algum dia você conseguirá destruir o problema. O problema existia na sua visão obscura. Você era o criador disso. Lembre-se novamente, estou falando a respeito dos problemas da vida. Não estou dizendo que, se seu carro quebrar, para você sentar-se em silêncio e ver claramente qual é o problema: o problema está claro, agora faça algo! Não é a questão de você simplesmente sentar-se debaixo de uma árvore e meditar e apenas de vez em quando abrir seus olhos e ver se seu problema foi resolvido ou não.

Isso não é um problema da vida, este é um problema mecânico. Se seu pneu estiver furado você terá que trocar a roda. Sentar-se não irá resolver. Basta levantar-se e trocar a roda. Isso nada tem a ver com sua mente e sua clareza. Tem a ver com a estrada. O que sua clareza pode fazer com a estrada? De outra forma, três mil meditadores aqui não poderiam consertar uma estrada? Apenas meditação seria o bastante!

Mas a questão é somente a respeito dos problemas da vida. Por exemplo, você sente ciúmes, raiva, está sentindo um tipo de inexpressividade. Você está de algum modo arrastando-se; você não sente mais que a vida tenha algum sabor. Estes são problemas da vida e surgem da sua falta de clareza mental. Pois falta de clareza é a fonte desse surgimento, claridade torna-se a dissolução dos problemas. Se você for claro, se puder ver claramente, o problema desaparecerá.

Você não tem que fazer nada a não ser isso. Basta ver, apenas observar todo o processo: Como surge o problema, como este se apossa de você, como você se torna completamente obscurecido por este, cego por ele; e como você começa a agir loucamente, do que irá arrepender-se mais tarde... Você depois se dá conta que isso foi pura insanidade, que: “Eu fiz isso apesar de mim mesmo. Eu nunca quis fazer isso, ainda assim o fiz. E mesmo quando estava fazendo-o, eu sabia que não queria fazê-lo”. Mas era como se eu estivesse possuído...

Osho: From Misery to Enlightenment, Chapter 20

Copyright © 2010 Osho International Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário